Oval 1956 CF Carro Formidável

Moderador: 0059 José Amador

0145 Ricardo Serpa
Mensagens: 17
Registado: domingo set 12, 2010 4:10 pm

Oval 1956 CF Carro Formidável

Mensagem por 0145 Ricardo Serpa » quinta fev 02, 2012 10:14 pm

Meus amigos

Estou em atraso e falta para convosco pois só agora vi que não há aqui nenhum tópico sobre a historia do CF - Carro Formidável.

Graças ao José Amador que gentilmente se dispôs a ajudar-me esta semana tive a oportunidade de levar o CF para a estrada para o fotografar com o intuito de lhe revigorar o estatuto de carro antigo que já tem via CPAA e que será renovado via VW Ar Clube em breve.

Quero agradecer aqui publicamente ao José Amador a paciência e empenho que tem tido neste processo que parece simples mas dá algum trabalho e requerer alguma preparação.

Foi isso que fizemos aproveitamos um magnifico dia de sol arrancamos o CF do buraco em que esta metido, demos-lhe uma bela banhoca a custa de um moedinha de um Euro e procuramos um local com um fundo o mais neutro possível e armados das nossas "basucas" fotográficas deliciamo-nos literalmente a "fuzilar" o CF contra a parede!!!

Espero que gostem....

Imagem
Obrigado Zé por este dia inesquecível

0145 Ricardo Serpa
Mensagens: 17
Registado: domingo set 12, 2010 4:10 pm

Re: Oval 1956 CF Carro Formidável

Mensagem por 0145 Ricardo Serpa » quinta fev 02, 2012 10:16 pm

á que a Volkswagen não fez faço eu...
Imagem

50 Anos do CF - Carro Formidável

Este Volkswagen esta na posse da nossa família desde o dia em que saíu novo do stand da Guerin na Praça dos Restauradores em Lisboa.

A história do CF confunde-se com a da família pois ele esteve quase sempre presente em todos os acontecimentos importantes relacionados conosco.

O meu avô paterno Ricardo Santa Maria Garcia de origem Espanhola foi o seu primeiro proprietário tendo-o levantado do stand no dia 8 de Dezembro de 1956 para ir buscar a família a missa e leva-los no primeiro de muitos passeios de fim-de-semana até que as suas duas filhas casaram na primavera de 1967.

Durante estes anos os meus avós moravam na Calçada do Combro em Lisboa e o CF dormia na garagem Conde Barão ao abrigo das intemperies e vandalismos; o meu avô foi um freforoso fã do seu carro estimava-o com todo o carinho fazendo-lhe a sua manutenção regular, lavando-o cuidadosamente, e lubrificando tudo incluindo os parafusos das jantes que antes do inverno era religiosamente retirados um por um e lubrificados e reapertados.

Para além dos muitos passeios de fim-de-semana em que o CF percorreu o país de lés-a-les há ainda a destacar umas quantas viagens a Espanha e em 1965 uma viagem de ida e volta a Paris para levar a minha mãe para um doutoramento na Sorbone.

Conforme se pode apreciar nas notas do meu avô em 1966 o CF passou a dormir na “garagem estrela” à porta do nº 42 da AVª Ilha da Madeira em Lisboa a nova residência dos meus avós.

No dia um de Outubro de 1968 nasceu o seu primeiro neto o Ricardo Serpa, que veio da maternidade no seu primeiro de muitos passeios de CF.

Quantas memórias desses momentos a bordo do CF e das histórias fascinantes que o meu avô contava.

A partir de 1975 até a morte do meu avô em 1981 era comum irmos para a nossa casa de férias familiar em Vila Nogueira de Azeitão os três netos a bordo do CF.

Passado um ano da morte do meu avô o CF já com 25 anos passou a ser o carro principal da família pois a minha mãe e a minha irmã Teresa tiveram um violento acidente que não só lhe partiu uns ossos e as deixou bastante mal tratadas como destruiu o carro mais novo da família da altura um moderno Honda Civic C.

Até 1986 quando o CF fez 30 anos foi o nosso carro pois não havia outro, altura em que apareceu um Toyota Corola de 1972 que fora da minha tia.

Só em 1989 com a libralização do mercado e a apologia consumista do crédito é que apareceu o primeiro carro novo um modesto SEAT Marbelha que fez o papel de carro de familia durante uns bons anos.

Durante todos estes anos o CF esteve sempre pronto para tudo, para nos levar onde fosse preciso, inclusive de Azeitão a Sesimbra com os 5 (ou mais) dentro e um barquinho de fibra o “RIPETE” (RIcardo PEdro TEresa – o nome dos três irmãos) sobre o tejadilho foram anos gloriosos da nossa juventude sempre bem acompanhados por ele.

Em 1988 tirei a carta e o CF passou a ser o meu carro de saidas e mais tarde o meu daly driver.

Em 1990 o meu irmão, foi a uma festa na Faculdade de Engenharia da Universidade Nova de Lisboa no Monte da Caparica saiu por momentos no CF, com uma amiga que quando voltava a festa já era namorada e aconteceu o pior momento da historia do CF.

Uma menina vinda da festa no OPEL Corsa novo do papá estampou-se em contramão de frente com o CF que ficou entalado com um FIAT Uno por trás felizmente o meu irmão e a minha actual cunhada sairam-se mais ou menos bem do acidente emboram tenham perdido um ano lectivo por causa da brincadeira da menina.

Após uma complicada recuperação que deixou mazelas para sempre o CF voltou a estrada e voltou a ser o meu daly driver até que em 1994 lhe consegui dar descanso e passou a ser o carro das ocasiões solenes, dos encontros VW, e de outros passeios especiais como o dos 50 anos pela serra da Arrabida.

Muito mais há a dizer mas as imagens valem mais que mil palavras.

0145 Ricardo Serpa
Mensagens: 17
Registado: domingo set 12, 2010 4:10 pm

Re: Oval 1956 CF Carro Formidável

Mensagem por 0145 Ricardo Serpa » quinta fev 02, 2012 10:16 pm

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

0145 Ricardo Serpa
Mensagens: 17
Registado: domingo set 12, 2010 4:10 pm

Re: Oval 1956 CF Carro Formidável

Mensagem por 0145 Ricardo Serpa » quinta fev 02, 2012 10:17 pm

Imagem
A Familia original em 1958 da esquerda para a direita a minha tia Teresa o meu avô Ricardo a minha avó Laurinda e a minha mãe Manuela reconhecem o local?

Imagem
O meu avô todo orgulhoso do seu CF em são Tiago de Compostela

Imagem
Madrid 1967 depois de ter casado as duas filhas foi dar um longo passeio por Espanha o seu país natal com a minha avó.

0145 Ricardo Serpa
Mensagens: 17
Registado: domingo set 12, 2010 4:10 pm

Re: Oval 1956 CF Carro Formidável

Mensagem por 0145 Ricardo Serpa » quinta fev 02, 2012 10:18 pm

Imagem
Valhascos Sardoal 1968 ano em que nasci o meu avó Ricardo junto com o meu pai António Serpa nas festas de Setembro a olear os parafusos das jantes antes do inverno...
O carro que esta atrás ainda existe foi o primeiro carro dos meus pais esta em peças e guardadado é um NSU prinz 4L que gostaria de voltar a por a andar.

Imagem
20 anos depois 1988 em Belém eu a mostrar o CF a um amigo Alemão que veio no 1200 TA 1963 que esta atrás desde a Alemanha até a Zambujeira do Mar onde nos conhecemos.

Imagem
O começo de pequenino é que se torce o pepino aqui ainda mal me punha de pé...

Imagem
Para mim a foto mais emocionamte de todas os dois Ricardos e o CF em fundo junto a Torre de Belém para onde o meu avó me levava muita vezes para brincar.
Fomos grandes companheiros passeie muito com os meus avós no CF muitas vezes ia com eles em vez de ir com os meus pais.

0145 Ricardo Serpa
Mensagens: 17
Registado: domingo set 12, 2010 4:10 pm

Re: Oval 1956 CF Carro Formidável

Mensagem por 0145 Ricardo Serpa » quinta fev 02, 2012 10:18 pm

Imagem
A porta da Faculdade de arquitectura no dia da bensão das fitas em 1992

Imagem
O dia do meu vigessimo quinto aniversário em que o CF passou para meu nome com a responsabilidade de o manter

Imagem
A foto da familia nesse dia: o meu Pai Antonio Serpa, A minha Mãe Manuela Santa Maria, a minha Irmã Teresa Serpa e o meu Irmão Pedro Serpa

Imagem
Participação numa gincana na Moita organizada pelo amigo Helder Esdras Martins e pela Sociedade Filarmonica da Moita

0145 Ricardo Serpa
Mensagens: 17
Registado: domingo set 12, 2010 4:10 pm

Re: Oval 1956 CF Carro Formidável

Mensagem por 0145 Ricardo Serpa » quinta fev 02, 2012 10:19 pm

Imagem
Um dos primeiros encontros realizados na historia do movimento VW ar em Portugal Sesimbra 1988 organizado por mim com um grupo de amigos aqui no passeio em caravana na Arrabida

Imagem
O grande desgosto em 1991- o acidente sofrido pelo meu irmão que ficou entalado entre uma menina que se vinha a exibir-se com o OPEL Corsa novo do papá em contramão e um rapaz que vinha atrás com um FIAT Uno.
O meu irmão Pedro vinha a regressar a festa na Universidade Nova no Campus Universitário do Monte da Caparica quando tinha começado antes a namorar com a actual mulher Carla Nunes.
Consequências um traumatismo craniano para cada um o externo partido para o meu irmão e a perda de vários exames que lhes valeram a ferquência de mais um ano de faculdade.
Meteu tribunal e tudo passados 5 anos a companhia de seguros da menina pagou a reparação do carro, os danos morais e os juros de mora.
Consequências para o CF chassi empenado e mazelas difícilimas de reparar

Imagem
Dia 1 de Abril de 1992, parecia mentira, o CF voltava a estrada um ano e meio depois do acidente depois de muito esforço, boa vontade, dedicação de toda a equipe da Pinturauto na Ajuda e muita teimosia minha.

Lá se conseguio mas as marcas ficaram lá para sempre.
Os meus pais viraram-se do avesso para pagarem a conta que na altura ascendeu a mil contos mais o IVA dava para um carrito novo....
Só lhes posso agradecer publicamente.

0145 Ricardo Serpa
Mensagens: 17
Registado: domingo set 12, 2010 4:10 pm

Re: Oval 1956 CF Carro Formidável

Mensagem por 0145 Ricardo Serpa » quinta fev 02, 2012 10:20 pm

Imagem
1994 O descanso do guerreiro - Esta foto foi tirada pelo nosso amigo Miguel Brito no dia da inspecção como carro antigo pelo Clube Português de Automóveis Antigos.

Imagem
A pirosa da placa que o CF não usa esta em casa

Imagem
A consagração de um acidente os noivos sempre casaram 1995

Imagem
E aqui advinhem quem é?
De luva branca e bone a choufer Ricardo Serpa
O senhor o pai da noiva
A noiva quem mais poderia ser?
Alexandra Brito a entrada da Igreja da Memória antes de casar com o nosso amigo Miguel Brito.
Sairam da igreja casados no Karman Ghia para o copo de água
E fugiram em alta velocidade por Lisboa perseguidos por amigos no CF para a noite de núpcias....
Enfim loucuras.
Desejo-lhe aqui as maiores felicidades.

0145 Ricardo Serpa
Mensagens: 17
Registado: domingo set 12, 2010 4:10 pm

Re: Oval 1956 CF Carro Formidável

Mensagem por 0145 Ricardo Serpa » quinta fev 02, 2012 10:20 pm

Imagem
No dia do meu ajuntamento com a Cláudia (não foi casamento por impedimento legal) 15 de Agosto de 1998

Imagem
A porta do "quarto" novo em 2003 depois de muitos anos em várias garagens finalmente o CF teve a sua residência fixa em Algés mesmo por baixo da minha cama...
Na foto esta a familia quaise toda o meu filho mais velho Francisco por enquanto agarrado a trotinete junto da prima Rita filha do meu irmão já sabe que será o seguidor da história.

mg]http://i138.photobucket.com/albums/q276 ... G_4473.jpg[/img]
Foto de Familia os seis no dia de aniversário do CF Eu Ricaro Serpa, a minha Mulher Cláudia João Os nossos Filhos Francisco o herdeiro do CF o Miguel herdeiro do Amarelo e a Leonor herdeira da joias da mãe.

Imagem

Imagem

0145 Ricardo Serpa
Mensagens: 17
Registado: domingo set 12, 2010 4:10 pm

Re: Oval 1956 CF Carro Formidável

Mensagem por 0145 Ricardo Serpa » quinta fev 02, 2012 10:21 pm

Imagem

Fotos do aniversário durante o passeio ao Portinho da Arrabida.

Espero que gostem

Um abraço para todos

Ricardo Serpa

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes